Coordenação

Francisco Pereira Coutinho

Licenciado (2002) e doutor (2009) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É, desde 2015, professor auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2010, Professor Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde ensina as disciplinas de Direito da União Europeia e Direito Internacional Público. Foi colaborador do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 2005 e 2011.

 

Maria João Carapêto

Maria João Carapêto é Doutoranda da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Bolseira da Fundação de Ciência e Tecnologia e investigadora do CEDIS – (Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da FDUNL). É Mestre em Direito e Segurança pela mesma faculdade e Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre o papel do direito no desenvolvimento sustentável e sobre o direito internacional público. É gestora de projecto do parceiro técnico do programa Intra-África, financiado pela União Europeia com o apoio da União Africana e que visa implementar um projecto de mobilidade no ensino pós-graduado do Direito entre universidades parceiras dos países africanos de língua oficial portuguesa.

 

Emellin de Oliveira

Emellin de Oliveira é Doutoranda em Direito na Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), Bolseira de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Investigadora no Centro de I & D em Direito e Sociedade (CEDIS). É Licenciada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC, Brasil) e Mestre em Migrações Internacionais pelo ISCTE-IUL. Exerceu Advocacia no Brasil e em Portugal no âmbito do Direito Migratório, contribuindo com diversas Associações e Entidades Civis quer em formações, quer na assessoria jurídica de questões ligadas à Imigração e ao Asilo. A sua investigação visa analisar juridicamente a Securitização da Migração e as medidas desenvolvidas para combater o terrorismo e a radicalização na União Europeia.

Organização

 

Daniel Gomes

Doutorando em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Investigador do CEDIS – Centro de I&D sobre Direito e Sociedade (FDUNL); e do IJP – Instituto Jurídico Portucalense (UPT).

 

Julia Gracia

Julia Gracia é Doutoranda na da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), Bolseira da Fundação de Ciência e Tecnologia e investigadora do CEDIS – (Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da FDUNL). É Mestre em Direito Internacional e da Integração Económica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e licenciada em Direito pela mesma faculdade. Também possui formação complementar em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas (RJ/Brasil), pela LEC – Legal, Ethics and Compliance (SP/Brasil) e pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (Coimbra). No âmbito da investigação, busca estudar o rol das organizações não governamentais na regulação global da anti-corrupção.

 

João Marques de Azevedo

Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais (2017) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É atualmente aluno do Mestrado de Direito Internacional e Europeu da Faculdade de Direito da Universidade Nova Lisboa e colaborador do CEDIS (Centro de I&D sobre Direito e Sociedade).

 

Equipa de Apoio à Organização

 

Daniela Martins

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Actualmente frequenta o Mestrado em Direito e Ciências Jurídico-Internacionais na mesma Instituição. Bolseira de Investigação (FCT), colabora no Grupo de Investigação “Direito, Participação e Política” do CEDIS, Centro de I&D sobre o Direito e Sociedade”, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Assistente de Investigação da Professora Doutora Patrícia Galvão Teles (membro da Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas).

 

Jeniffer Dias

Jeniffer Dias é Mestranda em Estudos Africanos, na especialidade de Estado, Política e Relações Internacionais no ISCTE-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa).
É licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Amélia Oliveira Martins

Amélia Oliveira Martins é mestre em Direito Internacional e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Direitos Humanos pelo Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e licenciada em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

 

Mariana Ferreira

Mariana Ferreira é licencianda na Faculdade de Direito da Universidade NOVA. Entusiasta dos Direitos Humanos, é membro da organização Project Elea que trabalha junto de requerentes de asilo na Grécia, participando no apoio legal aos residentes do Campo de Refugiados de Eleonas. Por cá, colabora com a Amnistia Internacional e trabalhou junto de diferentes organizações da sociedade civil.